domingo, 8 de fevereiro de 2015

Talento

O censo comum nos diz que talento é uma incomum aptidão natural intrínseca de uma pessoa. Baseando-se nisso, a maioria de nós usa essa palavra para descrever coisas que julgamos inalcançáveis. É um conformismo, minimizando as expectativas que criamos ao ver alguém realizar o que não acreditamos sermos capazes de alcançar por nós mesmos.
Em outras palavras, resumimos o esforço que uma pessoa teve de alcançar algo incrível ao dizer que ela o fez por ter talento ou ter o dom para aquilo, e ainda achamos que a estamos elogiando. Na verdade, apenas a rebaixamos a um nível que seja compreensível para nós. Dessa forma, não parece que somos piores por não conseguir atingir aquele mesmo desempenho. Ou melhor, diminuímos a nossa própria capacidade dizendo a nós mesmos, inconscientemente, que nem precisamos tentar, pois não temos aquele talento. Que não temos o dom e nem aptidão para a coisa. Desistimos de arriscar e frequentemente isso parece mais fácil de aceitar.
Você acha que os atletas de alto rendimento nasceram prontos para ultrapassar os limites do corpo humano? Acha que os melhores pintores, escritores ou artistas de uma forma geral nasceram sabendo como fazer tudo? Diga-me se você realmente acha que todas essas pessoas que conquistaram coisas incríveis obteriam o mesmo resultado se não tivessem praticado exaustivamente todos os dias de sua vida e fazendo todos os sacrifícios que fazem para ser quem são? Claro que não. Medir o sucesso dos outros com a nossa mediocridade é desmotivador, para não dizer ultrajante.
Talento é um conceito abstrato que inventamos para dizer que alguém é melhor que a gente simplesmente por ser. É muito mais fácil acreditar nisso do que dizer que esse alguém é assim porque se esforçou e merece ser melhor. Bobagem. Você pode ser tão bom em qualquer coisa quanto qualquer um, basta colocar toda a sua determinação naquilo. Não há glória sem sacrifício e nem vitória sem muito suor.
Imagina só que chato seria descobrir que todas aquelas coisas que sabemos fazer muito bem, às vezes bem poucas coisas, é verdade, são fruto de um gene interior que já veio gravado na gente desde que nascemos. E ainda, saber que nunca poderemos realizar todas aquelas coisas que sempre sonhamos, tudo isso por causa dessa tal palavrinha Talento.
E quem diria que de uma mísera palavra, a gente podia tirar tantas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário